domingo, 15 de fevereiro de 2009

Não à demissão do companheiro Diego!

No mês de dezembro de 2008 a ATENTO Brasil S.A. resolveu "presentear" com "demissão por justa causa" a dois dos trabalhadores eleitos pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Diego é teleoperador de back-office do SERA Marechal Deodoro e foi eleito para uma gestão que vai até 2010, com a função de porta-voz dos colegas de trabalho, já que tradicionalmente estes cargos são ocupados por supervisores para representarem os interesses da empresa.
O motivo alegado para demitir Diego foi ter ultrapassado seu horário de pausa. Após tentar sem sucesso cooptar os cipeiros através de cargos e "vantagens", a empresa adotou o método de aplicar suspensões a qualquer falha para provocar demissão a quem luta. Após Diego não ter reconhecido a suspensão, um direito assegurado ao trabalhador, a empresa aplicou uma segunda suspensão alegando "insubordinação". A demissão é injusta e ilegal, porque Diego é membro da CIPA e tem, por lei, estabilidade até 2010, não podendo ser demitido sem a instauração de inquérito na justiça para provar "falta grave". Nada disso a empresa fez, demonstrando que seu objetivo é claramente demitir arbitrariamente um trabalhador consciente e combativo.
Diego expressa parte da luta de todos os trabalhadores da categoria que se organizam no local de trabalho contra a coerção e abusos por parte de superiores, e por melhores condições de trabalho, e que vinha denunciando as péssimas condições e os assédios dos quais somos sujeitos, e por isso, numa medida injusta de pura perseguição política, a empresa demite com a desculpa de "insubordinação reincidente".
Precisamos REPUDIAR A DEMISSÃO DE DIEGO assim como toda e qualquer demissão que a empresa ATENTO Brasil S.A. desfira contra qualquer trabalhador, em especial aqueles que lutam por condições de trabalho e vida dignas para todo o conjunto de nós teleoperadores(as) dentro de todas as operações e sites das empresas de telemarketing. Exigimos a REINCORPORAÇÃO IMEDIATA E INCONDICIONAL de Diego COMO CIPEIRO ELEITO.

Nenhum comentário: